Aniversário no museu ou no hospital.
- NK.FotoEmpatia
- 17 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Esse mês é meu aniversário, para comemorar eu tinha planejado ir em um museu em cada final de semana. O primeiro seria o " Museu da Empatia", nele você é convidado a calçar os sapatos de alguém, colocar fone de ouvidos e vivenciar a história dessa pessoa, ver o mundo com os olhos dela por alguns minutos.
Esse era o meu plano, mas Deus tinha outro plano para mim.
E eu pude ter o prazer de vivenciar outras pessoas se colocando no meu lugar, sendo o mais empaticas que elas podiam, me ouvindo, me acolhendo e de quebra salvando minha vida. E só comprovei ( mais uma vez) o quanto a empatia muda o mundo.
Parabéns e gratidão aos profissionais e todos os envolvidos neste hospital.
Quando estamos doentes, com dor, com um problema que parece sem solução tudo fica mais complicado e infelizmente já estamos acostumados que principalmente no SUS seremos mal atendidos, mal compreendidos. Eu tenho vários textos (desabafos) guardados no meu celular e nos meus cadernos a respeito disso e de quanto a empatia muda totalmente o atendimento e o dia do paciente, ameniza nosso sofrimento.
Para chegar neste hospital fui muito mal atendida em um outro uma hora antes. Mas tudo realmente mudou no momento que cheguei na triagem desse hospital.
O enfermeiro viu meu sofrimento e disse que faria a triagem rapidinho para dar tempo da médica do plantão ainda me atender, pois estava no horário da troca do plantão, cerca de 5h ou 6h da manhã. A médica já estava com as coisas arrumadas para ir embora, mas pegou a minha ficha, analisou, me chamou, me examinou, me ouviu, e me disse que pediria todos os exames que ela podia para que eu fosse fazendo e quando o outro médico chegasse no plantão os exames já estariam prontos e ele analisaria o meu caso melhor. Enquanto eu saia da sala ela me olhou e disse: - "Espero que você melhore, tadinha, da pra ver que você está sofrendo muito. Vai ficar tudo bem. Melhoras"
Enquanto eu aguardava para fazer os exames uma enfermeira passava na porta da sala com a professora e outras enfermeiras e essa enfermeira em especial sempre me perguntava se estava tudo bem, se eu precisava de alguma coisa. Quando fui fazer os exames ela me acompanhou, mas ela não só me acompanhou, ela literalmente me acolheu, me ajudou sair da cadeira, subir na maca e enquanto a médica fazia o exame que estava bem dolorido a enfermeira simplesmente apertava a minha mão, ou cobria o meu pé. E continuou ao meu lado até o laudo do exame ficar pronto, de pé atrás da cadeira de rodas, com a mão no meu ombro, falando que já ia ficar pronto, o médico já ia ver o resultado e eu já ia ficar melhor.
Eu chorei, eu agradeci a ela, pedi que ela não mude esse amor pelas pessoas e que ela estava fazendo aquele dia doloroso ser mais leve de alguma maneira. Catherine, esse é o nome dela ( pelo que me lembro)
O médico, olhou meus exames, me ouviu, perguntou toda a minha história, me examinou, me ouviu de novo, tirou dúvidas, deu sua opinião e disse que conversaria com outros médicos para decidir o melhor para mim.
Vieram os 3 médicos juntos, todos me ouviram, todos me explicaram suas opiniões e suas posições a respeito do que estava acontecendo, olharam meus exames, quando eu dizia que não conseguia me mexer eles me ajudavam.
E Graças a Deus foi feita a cirurgia.
Pos operatório, recuperação de anestesia, dividir o quarto, por causa da idade não tem acompanhante, mas mais uma vez Deus colocou pessoas empaticas no meu caminho. A acompanhante de uma Sr que estava no quarto ajustou minha cama, chamou a enfermeira quando passei mal, ajustou a mesa, colocou água para mim. A outra paciente do quarto, passou por um processo triste, mas estava lá nos alegrando, estavamos fazendo uma limonada com os limões da vida e todas juntas nos fortalecendo a superar esse processo.
E quando eu passei muito mal, elas se preocuparam, se assustaram e me ajudaram.
Ninguém gosta ou quer passar por situações ruins e problemas de saúde, mas algumas vezes não tem jeito e fica muito melhor passar por elas com empatia. Realmente muda tudo, melhora e facilita todo o processo.
Sejam empaticos, se coloquem no lugar dos outros, calce os sapatos do outro, escute, acolha.
Mais uma vez muito obrigada a todas as pessoas envolvidas e parabéns para a administração deste hospital.
Hospital Municipal e Maternidade Prof Mário Degni
Quando sai do hospital vi essa placa e achei que ainda trazia mais valor para tudo isso. Quando o povo se une pelo bem, coisas boas acontecem.





Comentários