top of page

Precisamos falar sobre Endometriose a influência dos famosos.

  • Foto do escritor: NK.FotoEmpatia
    NK.FotoEmpatia
  • 10 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Estou diagnóstica com endometriose há 1 ano, meu caso também já esta avançado (a médica acredita que a doença esteja progredindo há cerca de 9 anos) agora tem que ser resolvido cirúrgicamente, desde o diagnóstico já sei que devo passar por uma cirurgia, mas estou aguardando a cirurgia oficialmente a 6 meses.


Eu me diagnostiquei, porque eu pesquisei muito e porque Graças a Deus, duas amigas minhas tiveram coragem de compartilhar o processo delas nas redes sociais, me indicaram contas do Instagram incríveis com informações realmente úteis e eu liguei os meus sintomas aos delas e somei a toda pesquisa que fiz. A partir daí eu já sabia quais exames deveria fazer, a médica do SUS que me atendeu achava que não precisava de tanto, eu pedi o exame e paguei pelo exame porque eu precisava do diagnóstico para buscar ajuda e para justificar tanta dor, tanto "problema", para não me sentir mais uma pessoa problemática ou doida.


O processo não é fácil, pouquíssimas pessoas que me atenderam sabiam do que eu estava falando, que a dor é realmente incapacitante e que não é : "só repousar e tomar um chá porque mulher sente dor mesmo, é normal!"


Mas quando uma pessoa influente, famosa e com condições financeira acende a luz sobre o problema, tudo muda!


Agora existe um interesse público no assunto.


Alguns vão dizer que as mulheres estão querendo só imitar a Anitta, justificar a dor no problema dela, mas outras pessoas vão pesquisar, os médicos serão obrigados a se informarem e se atualizarem, o sistema único de saúde terá cartazes e com o passar do tempo essa doença que nos mata um pouquinho todo dia, e que tira tanto de algumas mulheres, vai ter o cuidado que ela precisa ter.


Precisamos falar sobre endometriose e precisamos que os famosos usem sua capacidade de comunicação e de alcance para nos ajudar a acender o refletor no fim do túnel em problemas que muitos sofrem por anos só com uma vela de esperança.

Comentários


bottom of page