top of page

Sobreviver Sem SP

  • NK
  • 13 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Sabe aquele sentimento: “Só eu posso falar mal da minha família!!” ou “Só eu posso brigar com meu irmão!!”?

Pois é, já foi morar em outro Estado do Brasil, sendo paulista ou paulistano? Não sei se isso acontece em outros locais, mas aqui no Sul do Brasil, onde o destino fez a gentileza de me trazer, estou sentindo na pele diariamente!

Quando viemos para cá, combinamos que não ficaríamos dizendo para as pessoas que somos de SP. Porque sabíamos que poderiam surgir muitas perguntas e algum pré-conceito, mas logo nas primeiras semanas o sotaque/gíria fez nosso ‘plano” ir por água abaixo. E com as dificuldades do dia a dia, passou a ser necessário explicar que não somos daqui:

- Como faço para chegar na escola pública....?

- Ah é fácil é na geral, atrás do “Mercado tal”, depois da rótula!

- Desculpa, não sou daqui, não conheço nada!

A partir dessa frase as coisas começam a mudar.

- Você é de onde???

- Sou de São Paulo!

- Ah, veio fugida para cá? Lá é horrível de viver, não é? Nossa que lugar violento eu vejo na TV! Quanta poluição lá, não dá pra respirar!! Você fez uma ótima escolha em sair de lá...

E por aí vai, as pessoas tem tantas conclusões a respeito de São Paulo, que acabam esquecendo que eu só queria uma orientação. E acredito que nem pensem na possibilidade de que eu ame São Paulo e talvez não esteja tão feliz em ter saído de lá, mesmo com todas as suas contradições e talvez justamente por isso.

Graças às oportunidades que São Paulo proporciona, que ela tem todas esses contrastes, porque muito do Brasil “gira” ali, as pessoas saem dos mais variados lugares e vão para lá pelos mais variados motivos; fazer compras, buscar oportunidades, viver em uma cidade que proporciona todas as possibilidades, estar perto das grandes empresas, enfim, somente uma cidade que não está de portas abertas pode ser unânime, ou talvez nem assim.

Mas tenho orgulho de SP está sempre com os braços e o coração aberto para receber todas as pessoas que estejam dispostas a irem de coração aberto também. Pois, se você sair de onde quer que seja e chegar em São Paulo não será tratado como um estranho no ninho, pois o nosso ninho já é multicultural, se você procurar o lado bom de SP vai descobrir que ele é um polígono.

Antes de sair de SP, sonhava unir as minhas paixões (escrever e fotografar), para mostrar as maravilhas de Sampa (museus, parques, praias, comércios, Centro Histórico, construções imponentes, história, natureza, cultura, etc), mas parecia somente “mais do mesmo” e o valor das coisas aumenta muito depois que as perdemos. Agora que estou fora, não vejo a hora de voltar e mostrar para o Brasil que SP é muito mais do que as notícias dos jornais.

Existe muito amor em SP e em que deixou SP entrar no coração!

 
 
 

Comentários


bottom of page